Dicas de Nutrição – Conselhos práticos para o dia-a-dia

De todas as refeições, o café da manhã cumpre um papel de destaque, isso porque, após o jejum noturno, as reservas de glicose estão baixas, e é ela o combustível mais imediato de nosso organismo.

Ao invés de pular esta importante refeição ou ficar apenas com o tradicional café preto, garanta todas os nutrientes adequados para um bom dia. Incluindo, frutas, cereais integrais, leite e derivados em seu café da manhã.

Bateu aquela “fome” entre as refeições? que tal trocar os salgadinhos gordurosos, refrigerantes e bolachas recheadas por lanchinhos igualmente rápidos mas muito mais nutritivos? Apele para barrinhas de cereais, frutas, iogurtes magros, sucos ou biscoitos de fibra.

Na hora do almoço os restaurantes à quilo são uma boa pedida, desde que a seleção e a combinação de alimentos estejam adequadas. Feijoadas com sushi e lasanha ou batata, macarrão e farofa são facilmente vistas em alguns pratos.

Opte por variar seu prato com legumes, verduras, carnes magras, leguminosas (feijão, lentilha) e grãos massas ou tubérculos (arroz, macarrão ou batata).

Observe bem as trocas: 1 colher de sopa de batata cozida tem 8 calorias, enquanto a mesma frita tem 27. Acrescentando uma colher de molho rosé ou italiano, você aumenta em 70 calorias as sua saladas.

Molho tártaro e francês, cerca de 53 calorias a mais. A maionese pode adicionar até 70 calorias no alimento. Trocar um jantar por lanche às vezes pode ser mau negócio: um cachorro quente completo chega a 650 calorias, uma refeição com batata, frango grelhado e vegetais oferece cerca de 370…

Quer saber mais? Consulte um nutricionista. É ele quem pode orienta-lo nas quantidades ideais de alimentos para você, traçando um planejamento de sua composição corporal, sexo, idade e atividade diária.

Your email address will not be published. Required fields are marked *